Reabilitação de edifício do séc. XIX, Porto

Um edifício devoluto há cerca de dez anos. Mutilado por diversas intervenções nas décadas anteriores que o descaracterizaram. Um orçamento muito reduzido e a intenção de o re-caracterizar com o tempo e os meios disponíveis.
Um projecto que não se materializa em desenhos, mas apenas em inventários, medições, orçamentos e prazos. Afinal, não se trata de reconfigurar espaços ou subverter funções; procura-se antes, com uma grande economia de meios, limpar o excedente e assumir o inevitável.
Assim, se nalguns casos foi possível salvar o soalho de madeira original, noutros tornava-se inviável: a intervenção anterior havia aniquilado de tal forma os materiais e forma originais que seria incomportável devolver-lhe a raiz. Desde os revestimentos petroquímicos à pintura plástica, são diversas as intervenções que, não respeitando os materiais e técnicas antigas, dificultam a possibilidade de recuperar esses métodos tradicionais quase sempre mais ecológicos, saudáveis e responsáveis. Torna-se por isto inevitável aceitar algumas destas intervenções - irresponsáveis e irreflectidas - como uma camada histórica que invariavelmente integra a arqueologia destes edifícios e do processo construtivo em Portugal.

participação

autora

contexto

soleira

tipo

particular

situação

concluído

local

Porto, Portugal

data

2013

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12