charrette '03

O tema do workshop, realizado na FAUP, prende-se com a requalificação da marginal do Porto, entre a Praia da Luz e o Farol de S. João.
Partindo de um dos pontos mais significativos da marginal - o Forte de S. João Baptista e o espaço público adjacente - a presente proposta procura desenvolver um conceito capaz de comunicar uma imagem unitária e contínua em todo o percurso marginal.
O território de partida é um espaço de viragem na linha de percurso, que o forte formaliza enquanto referência de uma articulação / transição onde dois importantes elementos condutores confluem: o rio Douro e o mar. A complexidade e virtuosismo deste espaço deve-se essencialmente ao confronto excepcional entre estes dois ambientes, fluvial e marítimo.
Em virtude das sucessivas transformações urbanas, este território encontra-se hoje profundamente desvirtualizado, Tendo como referência a proposta do Arq. Carlos Prata para esta zona e partindo do seu tema do “molhe com espaço interior”, procurou-se estender, a partir do molhe, um dispositivo que pudesse dar continuidade ao carácter desses braços de betão.
Assim, a partir destes elementos, estendem-se a noroeste e este, dois elementos que estabelecem a comunicação entre os vários acontecimentos físicos, sociais e culturais da marginal. Trata-se de um “muro habitável” que absorve necessidades diversas: circulação pedonal e automóvel, transição de cotas, galeria técnica, apoios balneares, esplanadas, espaços de lazer, bem como o reposicionamento dos campos de ténis.
A versatilidade deste elemento permite adaptá-lo aos diferentes acontecimentos decorrentes da topografia ou de outras condicionantes, adoptando diferentes expressões.
Por fim, a abertura deste elemento que permite, junto ao Forte, o reaparecimento da praia junto ao muro e a regeneração do jardim, dentro de uma lógica que lhe deu origem, bem como a integração de alguns volumes existentes nesse mesmo desenho.

participação

co-autora (com arq. camilo rebelo, arq. nuno brandão, joana gomes, mariana rodrigues, rafael oliveira, entre outros)

contexto

faup

tipo

workshop

situação

no papel

local

porto

data

2003

1
2
3
4